Você pensa todos os dias em ter seu próprio negócio, mas não consegue dar os primeiros passos? Algo te impede de ir adiante e seu sonho vai ficando cada vez mais distante? Fique tranquilo, pois você não é o único.
Vamos discutir maneiras de como tirar sua ideia do papel e transformá-la em realidade.

Para a grande maioria dos empreendedores, criar um plano de negócios é algo difícil, além de ser a parte menos divertida. Mas lembre-se que esta é uma das partes mais importantes e que pode dar a estrutura que você precisa para obter sucesso.

Para facilitar sua vida, você pode começar fazendo alguns rabiscos com ideias básicas do que pretende fazer e com o tempo vá aprimorando e transformando em um planejamento eficiente. Além disso, é uma maneira eficiente de ir organizando as ideias.

1 – Identifique seus possíveis clientes

Comece evidenciando quem é o seu público e quem você pretende atingir com seu produto/serviço. Faça um levantamento de quem serão as pessoas “afetadas” pelo seu projeto e mire nelas.

2 – Verifique quais são os requisitos para iniciar

Conheça quais são os documentos necessários para iniciar o seu negócio. Caso seja algo no ramo alimentício, saiba que existem licenças e documentos específicos. Por isso é importante saber o que é preciso para não ter prejuízos depois.

3 – Controle de gastos e prazos

Planeje e tente definir quanto tempo e dinheiro vai ser necessário para conseguir todas as licenças e alvarás. Um cronograma bem feito é imprescindível para organização dos primeiros passos para abertura de uma empresa.

4 – Preze pela qualidade

Comece com produtos/serviços de qualidade. Se você oferecer algo ruim, vai ficar marcado logo no começo e isso vai te fazer perder clientela. Dessa forma, você vai conseguir conquistar cada vez mais clientes e aumentar seu faturamento.

5 – Planeje todas as atividades

Adote uma agenda e coloque nela todas as atividades a serem concluídas. De preferência coloque em ordem cronológica, assim você vai evitar se perder durante o planejamento.

6 – Planejamento financeiro

Esse é o ponto chave de qualquer negócio. Mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir, o ideal é que você saiba exatamente onde vai gastar cada centavo de seu investimento. Eviste gastos desnecessários.

Por último, seja otimista, mas não deixe de ser realista. Com um bom planejamento você será capaz de abrir sua empresa e conquistar seu espaço.

Fale Conosco

Ligue para nós
Responda para Validar: 5 + 5 =